sábado, 25 de novembro de 2017

UMA SEMANA A COMEMORAR 

A FLORESTA AUTÓCTONE!

Celebramos o dia da Floresta autóctone através de múltiplas atividades em articulação com clubes escolares e as disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (7ºano) e Ciências Naturais (8ºano). O registo fotográfico .... 

O placar, à entrada do bloco principal, lembra a necessidade de comemorar este dia. 






Os alunos do 7º2 fizeram o reconhecimento das árvores do logradouro escolar na aula de Cidadania e Desenvolvimento.

Aproveitando o momento de identificação das árvores, estes alunos retiraram ramos para que as folhas sejam, posteriormente, utilizadas na confeção das roupas que irão fazer parte do desfile de moda, a realizar no final do ano letivo,  sobre o tema "A Floresta". 



Alguns alunos do 6º1 separaram as folhas recolhidas no dia anterior para serem trabalhadas pelos alunos do Clube Europeu na confeção das roupas. 

















O Clube da Horta Escolar plantou as árvores cedidas pela Câmara Municipal de Braga que irão enriquecer o nosso espólio arbóreo: pinheiro e aveleira.




Os alunos do 7º2 e 7º1 realizaram cartazes de sensibilização para a preservação da floresta durante a sessão dirigida pelo Synergia.  



Os trabalhos estão expostos na sala 17.




Os alunos do 8ºano produziram as granadas de sementes que foram lançadas na área ardida da Falperra, no dia 24 de novembro. 




Nesse dia, alguns alunos do 8º1 e 7º1  também plantaram árvores no Picoto, de modo a melhorar este espaço de lazer na cidade.


JUNTOS PELA NOSSA FLORESTA!

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

PARTICIPA NAS ATIVIDADES FLORESTAR BRAGA



ABERTO À POPULAÇÃO INTERESSADA (APENAS A CAMINHADA CARECE DE INSCRIÇÃO PRÉVIA)

PARTICIPA COM A TUA FAMÍLIA!

terça-feira, 7 de novembro de 2017

GLOBAL ACTION DAYS

2017/18



Hoje, dia 7 de novembro, comemoramos o Dia Internacional das Eco-escolas reforçando o pedido de participação no concurso "Super-Ecológico"(este ano também recolhemos escovas de dentes usadas), sensibilizando para a prática de uma alimentação saudável e divulgando, através de passatempos, alguns tipos de recursos naturais e a sua importância. O tema da floresta teve um destaque especial através do jogo "Quantos queres?" que pôs à prova alguns conhecimentos sobre uma árvore autóctone portuguesa: o carvalho. A bandeira verde foi  foi hasteada. Esta . Esta foi-nos atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do ambiente no ano letivo transato.  

Vejam algumas fotos.













quarta-feira, 18 de outubro de 2017

SABES RECONHECER SE O ALIMENTO QUE CONSOMES TEM EXCESSO DE SAL, AÇÚCAR OU GORDURAS?

A DECO apresenta, na sua página web, um cartão, que podes descarregar, para ser facilmente transportado na carteira e consultado no momento da compra de um alimento. Com base nessa informação poderás fazer uma escolha mais consciente e informada. Consulta a página onde poderás assistir a vídeos explicativos sobre esta temática e obteres receitas saudáveis em




Aulas do 6ºano dedicadas à Alimentação Saudável


Com o colaboração da Associação Portuguesa da nutrição, os alunos do 6º ano receberam e exploraram, nas aulas de Ciências Naturais, informação sobre alimentação saudável, dando destaque à importãncia de um pequeno-almoço saudável.

Ficam as dicas para um pequeno-almoço equilibrado e diferente para todos os dias da semana.


terça-feira, 17 de outubro de 2017

CONCURSO:
                   ALIMENTAÇÃO +
                                         DESPERDÍCIO -

O Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) foi comemorado na nossa escola com a abertura de um concurso que visa estimular a prática de uma alimentação saudável e reduzir o desperdício alimentar. Como? Deves entregar o tabuleiro da cantina onde seja visível que fizeste uma refeição equilibrada (prato principal, sopa e fruta) e sem desperdício. Receberás, por cada refeição praticada nestas condições, um smile na caderneta do concurso. Para obteres esta caderneta deves solicitar aos monitores do concurso que se encontram na cantina escolar devidamente identificados com a camisola Eco-Escola.


Boas refeições … sem desperdício!