segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Semana de Prevenção de Resíduos 2021

 

“Resíduos invisíveis” Este é o tema da  Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

 O objetivo é alertar para a grande quantidade de resíduos gerados durante o processo de fabrico dos produtos. Precisamos tornar esses resíduos visíveis para estarmos cientes da nossa pegada ecológica e tomar decisões informadas sobre a forma como consumimos."

A escola promoveu uma exposição com os trabalhos dos alunos sobre a quantidade de resíduos escondidos na produção de objetos do quotidiano. Os trabalhos foram feitos no programa Canva. Os alunos do 8ºano (3 turmas) tiveram formação neste programa com a professora bibliotecária. Nas aulas de Ciências Naturais a professora introduziu a temática e solicitou a pesquisa de informação (quantidade de energia, de água, de resíduos sólidos, quantidade de dióxido de carbono etc...)relativa aos  gastos durante a produção de determinado objeto. Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento os alunos deram continuidade ao trabalho de elaboração do cartaz. Os melhores cartazes podem ser visualizados aqui.



sexta-feira, 26 de novembro de 2021

 PLANTAÇÃO DE ÁRVORES AUTÓCTONES

DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE

No dia 24 de novembro procedeu-se ao plantio do medronheiro e do sobreiro, que ao longo do último ano, estiveram a fortalecer na horta escolar. 

Para além desta tarefa, os alunos do clube do horta envasaram mais 6 novas árvores cedidas pela CMB.

Em breve, serão plantadas sementes de plantas melíferas que irão atrair mais insetos polinizadores e embelezar a horta escolar.

Esperemos que cresçam contribuindo para aumentar a biodiversidade do logradouro escolar.

Plantem árvores e plantas com flor!








terça-feira, 23 de novembro de 2021

 COMEMORAÇÃO  

DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE

Nas aulas de EV, os alunos do 5º5, 5º6 e 6º7 visitaram o logradouro escolar para conhecer as árvores autóctones da escola e recolheram as suas folhas. Na sala de aula, os alunos fizeram desenho à vista ou com moldes utilizando várias técnicas de pintura. Por outro lado, os alunos do Clube da Horta associaram-se a esta comemoração elaborando os elementos que deram origem ao placar. 
A beleza da floresta teve diversas interpretações, pelas mãos dos nossos artistas. 
Parabéns!
 








quarta-feira, 17 de novembro de 2021

 Exposição "Árvores Nativas de Portugal"

Durante a semana de 15 a 19 de novembro, todos os alunos do 5º ano vão visitar esta exposição disponibilizada pela CMB. Através do preenchimento de um questionário, os alunos exploram a informação disponível permitindo conhecer a biodiversidade florestal e compreender a importância que estas espécies têm para o ecossistema e para o Homem.

Agradecemos a todos os que participaram nesta atividade e aqueles que ajudaram na sua logística.











sábado, 30 de outubro de 2021

 DIA DO ANIMAL

Esta data foi comemorada com uma campanha de sensibilização sobre adoção responsável de animais, que culminou com a recolha de ração e de brinquedos que foram doados à Associação Bracarense Amigos dos Animais (ABRA).

Vejam o vídeo com os trabalhos realizados pelos alunos e que revela a quantidade de ração e de brinquedos angarida.

Agradecemos a generosidade e o empenho dos participantes!






quinta-feira, 21 de outubro de 2021

 Workshop "Olha o Rótulo" e .... muito mais!

Os alunos do 9ºano da Escola Básica prepararam um jogo, para os alunos do 6ºano, que incluía trabalho de grupo e análise de rótulos.

Os alunos do 6ºano estão a trabalhar este tema em diversas disciplinas.

O diaporama contém os trabalhos e divulga os vencedores do jogo!



Agradecemos a colaboração da biblioteca escolar, dos professores e alunos envolvidos.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

 Dia da Alimentação

Aprender a Brincar

Todas as turmas do 5ºano vão passar pela biblioteca escolar e fazer um Kahoot que relembra as regras básicas para ter uma alimentação saudável. A Biblioteca escolar e os Projetos Eco-Escolas e PES  associaram-se à comemoração deste dia pela importância que a alimentação tem na saúde dos nossos alunos.

Comer bem é investir na sua saúde para toda a vida.