sábado, 4 de junho de 2022

 

Semana Eco-Escola&Plano das Artes

O AE Maximinos comemorou a Semana Eco-Escolas&Plano das Artes entre 30 de maio a 2 de junho, na escola básica. Incluiu um conjunto de atividades tendo em vista a divulgação de alguns dos projetos desenvolvidos, ao longo do ano letivo, pelos alunos do pré escolar ao 3º ciclo, relacionados com as temáticas Ambiente e Arte. 




Pretendeu-se estimular a apetência pela aprendizagem, o sentido de pertença, o saber fazer, o saber ser e o envolvimento das famílias. A maioria dos trabalhos apresentados resultaram de projetos interdisciplinares, envolvendo aprendizagens de diversas disciplinas. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a vários momentos artísticos, protagonizados pelos alunos do ensino articulado da dança e da música, visualizaram  as várias instalações plásticas espalhadas pela escola (com reutilização de diversos materiais), dando cor a uma instituição que “É de TODOS e para TODOS”! A apresentação da revista Andarilho espelhou muitos outros trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. As problemáticas Ambientais foram debatidas na palestra sobre “Geologia e Sustentabilidade ambiental”, no Projeto “O Mar começa Aqui”, no workshop sobre “Detergentes caseiros”,  no Jogo da Água e no  documentário e exposição sobre o impacto da “Fast Fashion” (ESMAX). A “Feirinha Rural”, dinamizada com o contributo da Associação de Pais e da CASA, estimularam o consumo de produtos caseiros e rurais. 

A organização agradece o contributo de toda a comunidade educativa!

sábado, 28 de maio de 2022

 

O MELHOR TABULEIRO


No âmbito do Projeto CENTURIUM - Jogos Romanos de Tabuleiro, estamos a participar no concurso "O melhor tabuleiro de jogo" feito com materiais reutilizáveis!






Para vencer precisamos de contabilizar pontos através do FACEBOOK e do YOUTUBE.
Só são contabilizadas as interações nas plataformas do Centurium
Cada GOSTO (1 ponto), PARTILHA (3 pontos)  e SUBSCRIÇÃO do canal do youtube (5 pontos).


YOUTUBE

FACEBOOK

quarta-feira, 27 de abril de 2022

 FESTA VERDE EM MAXIMINOS!

Foram dinamizadas ações promotoras da biodiversidade terrestre através da construção de comedouros para aves, bebedouro para abelhas e da limpeza do logradouro escolar, no âmbito da Ação 5 da Global Action Days, de abril 2022.

Os alunos e professoras do clube da horta aderiram com muito entusiasmo a esta iniciativa que terá continuidade através da verificação da quantidade de alimento disponível nos comedouros e do nível de água no bebedouro para as abelhas colocado no canteiro com plantas melíferas.


quarta-feira, 23 de março de 2022

 Dia da Árvore e o Começo da Primavera

Os alunos das turmas 5º1 e 5º2 apresentaram hoje, o produto final de um trabalho interdisciplinar sobre o tema "Água". Leram poemas, cantaram uma música sobre o tema "Água" e dançaram, assinalando também o Dia da poesia, o Dia da Árvore e o começo da Primavera.

Foi um belo momento onde a arte, a ciência, a expressão corporal e a língua portuguesa estiveram de mãos dadas!








terça-feira, 22 de março de 2022

 DIA MUNDIAL DA ÁGUA

22 DE MARÇO

Os alunos do 5ºano participaram na competição "Aquaquiz", no início deste mês. 

Divulgamos a pontuação dos 10 jogadores que obtiveram melhor classificação.

Verifica se estás no pódio ... há prémios em jogo! 



Divulgamos o poema partilhado pela Biblioteca escolar


Não se esqueçam de fechar a torneira durante uma hora! H2OFF

sábado, 19 de março de 2022

 BRIGADA DE LIMPEZA DOS ESPAÇOS ESCOLARES

Ontem, 11 alunas do 5º2 sensibilizaram a escola para o Projeto PEE (Preservação do Espaço Escolar). 

Pretendem constituir grupos de 4 alunos para que, no intervalo maior, da manhã ou da tarde, fiscalizem e retirem os resíduos depositados no chão da escola.

Com esta atitude lembram a correta deposição e separação dos resíduos, prevenindo a poluição aquática (através da entrada nas sarjetas) e no solo. Irão pesar a quantidade de resíduos recolhidos e depositá-los no respetivo contentor. 

Faz parte desta brigada inscrevendo-te através deste email

Participa e veste a camisola Eco-Escola!








quinta-feira, 10 de março de 2022

Desafio H2Off 

Feche a torneira por uma hora


A AGERE e o Grupo de Colaboração para a Sustentabilidade do Município de Braga, em parceria com A APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, promove, no próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água, às 22h00, a ação H2Off - HORA DE FECHAR A TORNEIRApelo segundo ano consecutivo.

O desafio é simples. Fechar a torneira por uma hora; sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00 do dia 22 de março, num gesto deliberado e consciente.

A água potável é um recurso natural imprescindível à vida e limitado!

Save the date! A hora e o dia estão marcados - 22 de março, às 22 horas!

Contamos com todos para a H2Off - a Hora da Água, porque juntos faremos a diferença!